Tráfego Orgânico: 5 Técnicas Infalíveis para aumentar as visitas do seu blog

tráfego orgânico

O Tráfego Orgânico consiste em melhorar o engajamento do seu blog ou site, sem precisar pagar publicidade para conseguir novas impressões.

No Marketing Digital existem algumas estratégias que contribuem para o aumento das vendas de um negócio, sendo que, uma das melhores maneiras está na implementação do Tráfego Orgânico.

Obter novas visualizações, alavancar as conversões e expandir o público de um blog ou site, é o desejo de todo mundo que possui um empreendimento digital.

Portanto, trabalhar em recursos que possam melhorar esse engajamento, e o melhor – gratuitamente, é uma forma de garantir o sucesso do seu negócio, através de um modo consistente.

trafego organico

Qual a importância do Tráfego Orgânico?

Embora você já saiba que o Tráfego Orgânico é aquele em que, os visitantes vão até você sem que você precise pagar por isso. É fundamental entender a importância dessa ação para o processo de vendas.

Primeiro, porque é preciso gerar tráfego orgânico de qualidade. Ou seja, você precisa atrair o público certo para o seu negócio. Do contrário, de nada adianta aplicar as técnicas para aprimorar seu desempenho na rede.

Segundo que, a partir dos resultados obtidos através desse trabalho, você será capaz de mensurar as métricas, melhorar as campanhas e criar conteúdos específicos para a sua persona (cliente em potencial).

Em todo caso, esse tipo de estratégia digital tem por objetivo, fazer com que seu blog ou site apareça na primeira página do Google e seja acessado por milhares de pessoas diariamente.

tráfego orgânico de qualidade

5 Técnicas Infalíveis para Aumentar as Visitas do seu Blog

Decerto será preciso aprender sobre alguns conceitos básicos a respeito do Marketing Digital, para tornar o seu blog ou site um dos mais queridinhos pelo Google.

Selecionamos as 5 melhores técnicas para aumentar as visitas de um blog e deixá-lo na primeira página dos buscadores. Confira:

#1 – Análise de palavras-chave

A primeira técnica para melhorar o engajamento de uma página, é a busca por palavras-chave que sejam relacionadas ao seu público-alvo.

A palavra-chave representa o termo de pesquisa utilizado no Google para que algo seja encontrado facilmente.

Por exemplo, você precisa descobrir como trocar as tintas de uma impressora “x”. Portanto, digita no Google: “como trocar as tintas da impressora “x” e o Google, por sua vez, interpreta sua busca, transformando sua frase em uma palavra-chave. Que pode ser apenas: “tintas da impressora x”.

Isso significa que se o dono de uma loja de tintas para impressora publicar conteúdo em seu site, onde aparece a palavra-chave: “tintas da impressora x”, sua chance de estar na primeira página do Google será maior, do que aquele concorrente que não usa o mesmo termo.

Diante disso, como fazer a análise de palavras-chave?

Para descobrir quais são as palavras-chaves ideais para o seu nicho de mercado, existem alguns truques especiais. Como por exemplo, analisar a concorrência e utilizar ferramentas para identificar o volume de buscas de cada palavra-chave.

Ferramentas gratuitas para analisar as palavras-chaves:

Todas essas ferramentas são disponibilizadas gratuitamente pelo Google e fornecem uma estimativa de volume de pesquisa mensal para cada termo.

Além disso, vale ressaltar que ao considerar as palavras-chave que serão abordadas em seu blog, o ideal é escolher aquelas que são de baixa concorrência, pois isso aumenta suas chances de subir para as primeiras posições dos buscadores.

#2 – Publicação de conteúdo de qualidade

O conteúdo que será publicado em seu site é de extrema importância para aumentar as visitas do seu blog através do Tráfego Orgânico. Afinal, é atrás dele que seus visitantes estão.

Ao digitar uma frase no Google, o usuário está em busca de soluções para seus problemas, e sua missão é responder as dúvidas de todos eles através de um bom conteúdo.

Um conteúdo relevante é aquele com as seguintes características:

  • Título atraente e que entregue o que promete;
  • Subtítulos e listas com tópicos para melhorar o escaneamento do usuário;
  • Claro e objetivo. Ou seja, um conteúdo com linguagem simples e esclarecedora.

Em suma, um bom conteúdo é aquele que considera as necessidades dos usuários e tem por objetivo, atrair o leitor, a fim de fazê-lo tomar algum tipo de ação.

A ideia é fazer com que o usuário entenda que o seu produto é a solução para o problema dele e que por consequência, só você poderá ajudá-lo efetivamente.

#3 – Estruturação de SEO

A sigla SEO representa o termo Search Engine Optimization, que em uma tradução literal quer dizer “otimização de sites”.

Ao aplicar as técnicas de SEO em seu blog ou site, você consegue engajar seu conteúdo de maneira qualificada, o que potencializa os acessos, tornando mais eficaz o alcance de leads (clientes em potencial).

As palavras-chave são essenciais para que essa otimização ocorra, portanto, todas as 5 técnicas infalíveis para aumentar as visitas do seu blog devem ser aplicadas em conjunto.

Para conseguir resultados expressivos através do SEO, é preciso:

  • Escolher quais palavras-chave definirão o seu blog;
  • Inseri-las em seus artigos, vídeos e banners;
  • Inseri-las em suas páginas principais;
  • Editar as tags das imagens (descrição);
  • Utilizar links internos que redirecionem o usuário para outras páginas dentro do seu blog;
  • Preencha a Meta-Descrição;
  • URL amigável (nome do link que aparece para os usuários);
  • Utilizar H1,H2,H3… na edição de cada nova publicação;
  • Colocas as palavras-chave em negrito dentro dos textos;
  • Utilizar links externos (links de outros sites que sejam semelhantes com o seu).
  • Construir backlinks, ou seja, você precisa que outros sites indiquem seus conteúdos, inserindo dentro dos artigos deles um link direto para o seu artigo.

Com essas ações você consegue melhorar o posicionamento da sua página, ficando entre as primeiras posições dos buscadores.

#4 – Divulgação nas Redes Sociais

Para que sua divulgação seja feita com sucesso, é preciso apostar nas mídias sociais, afinal, muitos usuários estão lá e você não precisa gastar nada em publicidade paga para que eles te encontrem na rede.

Depois de ter planejado seu conteúdo e formatado sua página com base nas técnicas de SEO, é hora de adaptar seu blog para publicar de acordo com as especificidades de cada plataforma.

Por exemplo, o Instagram trabalha com imagens e vídeos e você deve usar isso a seu favor. Portanto, crie imagens atrativas e publique pequenas descrições que façam referência a sua página. Assim, os usuários serão atraídos para o seu conteúdo completo.

Já no Facebook, você pode publicar artigos completos, vídeos, fotos e tudo o que for importante para guiar os usuários até seu site ou blog. Lembre-se de sempre deixar o link do seu blog na descrição de cada nova publicação.

O Pinterest também pode ser uma excelente fonte de tráfego orgânico desde que utilizado da forma correta, eu estou tendo muitos resultados utilizando está estratégia, você pode saber mais aqui.

Criar um canal no Youtube e uma lista de transmissão no WhatsApp são outras estratégias que podem funcionar muito bem para aumentar as visitas do seu blog. Use e abuse da sua criatividade para explorar as possibilidades de divulgação através do Tráfego Orgânico.

#5 – E-mail Marketing

E para concluir com sucesso nossa lista com as melhores técnicas para aumentar as visitas do seu blog, não podemos deixar de fora o E-mail Marketing, que é fundamental para nutrir os leads e elevar o número de conversões.

O E-mail Marketing consiste em criar uma lista de contatos segmentados, ou seja, para que você possa trabalhar em um funil de vendas qualificado, é preciso reconhecer os visitantes que possuem interesse por seus produtos ou serviços oferecidos em seu blog.

E para construir sua lista de e-mails você pode usar algumas estratégias:

  • Newsletter – Você disponibiliza em sua página um caixa para que os visitantes deixem seu e-mail, a fim de receberem conteúdos exclusivos. Assim, todo mundo que colocar os dados lá, receberão seus conteúdos, que podem conter promoções, anúncios de vendas e artigos.
  • Página de captura – É possível criar uma página exclusiva para capturar e-mails. Em troca dos dados dos usuários, você terá que oferecer uma recompensa, chamada de isca-digital ou recompensa digital, que no caso pode ser um e-book, vídeo tutorial etc.
  • CTAs – As chamadas para ação também podem te ajudar a construir sua lista de contatos. Nesse caso, a cada novo conteúdo publicado, é só fazer um convite para que os visitantes preencham um formulário de contato. Assim será mais fácil coletar o e-mail para trabalhar as conversões.

Através dessa estratégia será possível mensurar as métricas e melhorar as campanhas, através de novas publicações – que precisam ser constantes e atrativas.

gerar tráfego orgânico

Considerações Finais

Por fim, o Tráfego Orgânico é a maneira mais eficaz de atrair e converter um público qualificado e que realmente pode manter a sua página entre as primeiras posições dos buscadores.

Mas saiba que o tráfego orgânico exige mais dedicação do que a opção paga, e por essa razão, muitas vezes o ideal é utilizar das duas opções. Afinal, nem sempre temos tempo para esperar os resultados orgânicos aparecerem, e a verdade é que através de anúncios, suas postagens ficam entre as primeiras posições pelo tempo determinado por você.

Então é isso! Agora é só colocar todas essas técnicas em prática e seguir rumo ao sucesso do seu negócio digital!

👉 Guest post enviado por Everton Souza do Blog Publicar Sucesso

Gostou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais!

E caso tenha ficado com alguma dúvida, é só deixar nos Comentários.

Ah! Se puder, classifique esse conteúdo com seu voto logo aqui abaixo, pois ele é muito importante para mim!

 

Olá, sou MAGALI DUARTE  Empreendedora Digital!  

Sabia que é possível FATURAR com o PINTEREST?

Curso 100% Grátis vai te ensinar "3 maneiras LUCRATIVAS de GANHAR DINHEIRO com o Pinterest".... mas corre que é por tempo limitado!

QUERO  APRENDER  >>>

Magali Duarte

Magali Duarte

Quer Trabalhar Em Casa Pela Internet como afiliado de produtos digitais? Posso te ajudar a criar o seu Negócio Online trabalhando de forma honesta e lucrativa através do Marketing Digital!

Website: https://vivermaistranquila.com.br/

4 Comentários

  1. Muito bom Magali, conhecimento sobre Tráfego orgânico é indispensável para quem deseja trabalhar com conteúdos na internet.

  2. Acabei de conhecer seu blog e vim direto para este artigo. Conteúdo de muita qualidade e com linguagem agradável. Parabéns !!!

    • Obrigada Renato, também fui conhecer seu blog e achei sensacional. Trabalho muito profissional. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *