Limpeza De Lista De Emails No E-goi – Como Limpar A Lista Do Autoresponder E-goi

Nesse artigo quero compartilhar a importância de fazer uma limpeza de lista de emails no e-goi e vou mostrar também o passo à passo a ser seguido para esse procedimento.

Limpeza De Lista De Emails No E-Goi

limpeza de lista de emails

Porque é importante efetuar a limpeza de lista de emails no E-goi?

Primeiramente gostaria de dizer que limpar sua lista de contatos no autoresponder  é muito importante, pois atua diretamente na reputação que você tem dentro da plataforma.

Essa limpeza deverá ser feita no mínimo de seis em seis meses. Posso adiantar que já tem mais de ano que trabalho com o E-goi e nunca havia feito limpeza nas minhas listas.

Porque nunca fiz essa limpeza? Sinceramente não sabia que, pelo simples fato de nunca limpar minha lista, poderia abalar a eficácia na entrega dos meus envios.

Recentemente vi a Graciela Barbieri falando sobre esse assunto num determinado grupo lá no Facebook, e então resolvi me informar melhor sobre isso e vi realmente que isso interferi e muito na reputação de qualquer autoresponder.

Minha reputação dentro do E-goi atualmente é boa, mas poderia ser melhor se soubesse dessa informação bem antes e tivesse feito esse procedimento naqueles contatos que nunca abriram meus emails.

Se você não fizer a limpeza de lista de emails no e-goi, correrá o risco das suas campanhas entrarem na caixa de spam. Existem outros procedimentos para evitar que isso aconteça, mas a limpeza na lista também é um detalhe importantíssimo.

Procedimento Para Efetuar A Limpeza De Lista De Emails No E-Goi

Quanto menos as pessoas abrem os seus emails, pior a sua eficácia de entrega nos próximos envios. Portanto é sempre recomendável separar aqueles contatos que nunca abrem os emails que enviou.

É fácil fazer limpeza de lista de emails no E-goi.  Basta seguir os passos abaixo:

1) Vá ao menu “Listas” e clique em “Contatos” da lista que quer limpar.

2) Verá uma página com todos os contatos dessa lista. Nos próximos passos, vamos identificar aqueles que estão manifestamente desinteressados.

Separando Por Segmento Quem ABRIU Suas Campanhas  Nos Últimos 6 Meses

Se tem uma base de dados onde entram regularmente novos contatos, esta filtragem é a mais adequada.

1) Na listagem de contatos, vá a “O que quer procurar?”, clique em “Todos os campos”, escolha “Data da última abertura” e escolha “dinâmico”. Logo ao lado, escolha “menor ou igual a”, escreva “180” em “N.º de dias” (ou seja, os 180 dias equivalentes a 6 meses). Logo ao lado, escolha “Antes” e “Data de hoje”. Em seguida, clique em em “Aplicar”.

Após alguns instantes, a listagem de contatos vai mostrar apenas aqueles que abriram um ou mais emails nos últimos 6 meses (pode ver quantos são no fundo da listagem, à direita). Estes são os seus contatos fiéis!

2) Agora vamos criar um segmento com estes contatos! Clique em “Gravar novo” (no topo da listagem, à esquerda), dê um nome a este segmento (ex. “contatos fiéis”) e grave.

Separando Por Segmento Quem NÃO ABRIU Suas Campanhas Nos Últimos 6 Meses

1) Vamos procurar os contatos que não abriram nenhum email nos últimos 6 meses. É muito fácil! Basta inverter o segmento que já criou nos passos anteriores. Portanto, use exatamente os mesmos critérios de segmentação mas escolha “Não corresponde” logo no início do critério. Depois clique em  “Aplicar”.

2) A listagem de contatos vai então mostrar aqueles que não abriram nenhum email nos últimos 6 meses. Clique em “Gravar novo” (no topo da listagem, à esquerda), dê um nome a este segmento (ex. “contatos desinteressados”) e grave.

Pronto! Para voltar a ver a listagem completa de contatos, clique em “Limpar pesquisa”.

Agora que criou estes dois segmentos, use-os para separar os seus envios! Quando estiver prestes a enviar uma campanha (na página de publicação), clique na opção “Segmento” e escolha o segmento que criou. O envio será então feito apenas para esse segmento em vez de toda a lista.

Desta forma pode enviar as suas campanhas habituais exclusivamente para o segmento dos contatos fiéis.

Quanto aos contatos desinteressados, estabeleça uma estratégia diferente para tentar recuperá-los. Por exemplo, se envia emails diariamente, envie com menos frequência para esses contatos (uma vez por semana ou por mês), pois podem estar cansados de receber notícias suas.

Experimente também enviar a esses contatos desinteressados uma campanha de recuperação que lhes peça para confirmar (clicando num link) se querem continuar a receber os emails que envia.

Se ficou com alguma dúvida quanto ao procedimento, assiste o vídeo tutorial onde eu faço esse  passo à passo, inclusive também mostro como fazer a limpeza de lista de emails de quem nunca abriu nenhum email da sua campanha.

Mais Configurações Do E-Goi

Usar Um Autobot Para Separar E Recuperar Os Contatos Desinteressados

Todo o processo acima referido pode ser automatizado! É muito simples. Basta usar um Autobot E-goi:

1) Crie um segmento de contatos desinteressados (ou seja, aqueles que não abrem nenhum email há mais de 6 meses) seguindo os passos anteriores.

2) Vá ao menu “Campanhas” e escolha “Autobots”.

3) Clique no botão “Criar novo Autobot”, dê-lhe um nome (ex. “separar contatos desinteressados”), faça com que seja lançada quando o contato “se inscreve ou é adicionado à lista” e escolha a lista de contatos onde quer fazer a limpeza.

4) Escolha “Condição” (no lado esquerdo) e arraste-a para dentro do esquema, por baixo do trigger “Inscrição”. Dê-lhe um nome (ex. “quem não abriu há mais de 6 meses), escolha o segmento de contatos desinteressados que criou no primeiro passo e grave a condição.

5) A condição vai dividir-se em “Yes” (ou seja, os contatos que correspondem ao segmento de desinteressados) e “No” (ou seja, os que não correspondem). Agora basta arrastar para o “Yes” aquilo que pretende que aconteça aos contatos desinteressados (ex. aplicar-lhes tags, movê-los para outra lista, enviar-lhes uma campanha de recuperação, etc.). Depois de fazer isso, arraste para o “No” um “Ir para” e escolha a mesma condição que criou no passo anterior.

Pronto! O automatismo será então aplicado a cada novo contato que entre no segmento de contatos desinteressados.

Limpeza Profunda Prá Quem Nunca Abriu Nenhum Email

Se tem uma base de dados suja para a qual já enviou campanhas pelo E-goi, cada novo envio prejudicará ainda mais a reputação dos seus emails. Nesse caso, pode fazer esta limpeza profunda.

1) Na listagem de contatos, vá a “O que quer procurar?”, clique em “Todos os campos”, escolha “Aberturas” (na área “Estatísticas”), escolha “igual a”, escreva “0” e mantenha “Todas as campanhas”.

2) Em seguida, clique em “Adicionar outra condição”, clique em “Todos os campos”, escolha “Data de inscrição”, escolha “menor que” e use o calendário para escolher uma data. Todos os contatos inscritos antes dessa data serão abrangidos. Depois clique em “Aplicar”.

Após alguns instantes, a listagem mostrará todos os contatos que se inscreveram antes dessa data e que nunca abriram nenhum email (pode ver quantos são no fundo da listagem, à direita).

3) Agora vamos limpá-los! Clique em “Operações neste segmento” (no fundo da listagem, à esquerda). Na janela que aparecer, clique em “Estado da inscrição”, mude para “Inativo” e depois clique em “Guardar as alterações”.

Está feito! Todos esses contatos ficarão no estado “Inativo” e não receberão mais nenhuma campanha enviada pelo E-goi.

Fonte: Blog E-Goi

Volto a dizer é muito importante realizar  essa limpeza de 6 em 6 meses, pois assim sua reputação dentro do autoresponder E-Goi será sempre excelente, e com isso será muito mais difícil suas próximas campanhas correrem o risco de serem taxadas como spam.

Falar em spam, veja aqui outras dicas para evitar que isso aconteça.

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Forte abraço

Até a próxima  😎 

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4 Comentários

  1. Boa tarde Magali. Tudo bem?

    Sempre com boas dicas.
    Obrigada por compartilhar.

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