7 Dicas Para Evitar Que O Seu E-Mail Caia Na Pasta De Spam!

Quer evitar que o seu e-mail caia na pasta de spam dos seus contatos? Abaixo cito 7 dicas para evitar que isso aconteça.

Evitar Que O Seu E-Mail Caia Na Pasta De Spam

7 Dicas Para Evitar Que O Seu E-Mail Caia Na Pasta De Spam

Os filtros de spam são ótimos para evitar e-mails que nunca pedimos. Mas quando queremos enviar um e-mail aos nossos clientes, esses filtros podem ser um obstáculo, pois por vezes marcam incorretamente o nosso e-mail como spam. Não existe fórmula mágica para evitar que isso aconteça (pois cada filtro tem a sua própria configuração), mas aqui estão 7 dicas para minimizar o problema.

Várias destas dicas aplicam-se melhor (ou até automaticamente) com a ajuda de um sistema de e-mail marketing. Pessoalmente, uso a plataforma E-goi, que está muito completa, em português e tem conta gratuita.

Preparei um Mini Curso Gratuito ensinando como trabalhar com essa plataforma . Se quiser usar esse autoresponder, basta se cadastrar aqui e assista às aulas do Mini Curso, onde eu mostro o passo à passo desde o cadastro na plataforma, até a análise dos relatórios.

Como Evitar Que O Seu E-Mail Caia Na Pasta De Spam? Abaixo Cito As 7 Dicas

1) Não envie mensagens que os seus clientes não pediram

Esta é a razão número um para evitar que seu e-mail caia na pasta de spam. O fato de serem seus clientes ou contatos não implica que todos tenham dado autorização explícita para receber o seu e-mail. Se enviar sem a permissão deles, pode ter a certeza de que vão clicar no botão “spam”. E quando isso acontece, os ISP (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) tendem a bloquear o seu e-mail para todas as outras pessoas. Pior ainda, podem queixar-se a instituições anti-spam e colocar o seu domínio numa lista negra!

Por isso, assegure-se de que tem no seu site um formulário double opt-in de inscrição (eu criei um automaticamente para o meu site com o E-goi). Depois, envie sempre sua newsletter somente a estas pessoas!

2) Envie conteúdo que seja interessante e pertinente para os seus clientes

Mesmo quando você envia conteúdos somente a quem pediu expressamente para receber, os ISP estão sempre atentos ao interesse que seu conteúdo geram nas pessoas. Se elas não abrirem seu e-mail, os ISP podem filtrá-la para o spam nos próximos envios.

Chama-se a isto “reactividade” (engagement) e é uma das estatísticas mais importantes para o sucesso do seu e-mail marketing! Por isso, tente sempre criar newsletters que sejam realmente interessantes e úteis para os seus clientes e que os incentivem a abrir e clicar, e assim conseguirá evitar que o seu e-mail caia na pasta de spam. Pode usar o E-goi para medir os resultados.

3) Limpe a sua lista de distribuição

Sempre que você enviar sua newsletter para e-mails desativados ou inválidos (um comportamento típico dos spammers) os ISP podem penalizá-lo e bloquear futuros envios. Portanto, é fundamental remover da lista todos os endereços que já não estejam a ser usados (os chamados bounces).

Se não quiser removê-los à mão, uma plataforma de e-mail marketing como o E-goi faz a limpeza de soft bounces e hard bounces automaticamente e também insere um link onde as pessoas podem clicar caso se queiram remover imediatamente da lista. Quanto mais limpa a sua lista, mais reativa e bem comportada ela se apresenta perante os ISP e melhor será a taxa de entrega direta no inbox.

4) Não envie conteúdo que se confunda com spam

Antes de enviar seu conteúdo, confirme que ele não vai fazer disparar logo todos os filtros de spam! Embora cada filtro tenha as suas próprias regras, há algumas normas gerais a seguir.

Não envie conteúdos compostos só por imagens (tem de haver um equilíbrio entre texto, HTML e imagens)
– Use código HTML bem formatado (ex. não crie o HTML no Word ou no Photoshop 🙂
– Prepare sempre uma versão alternativa do e-mail em texto simples

Para verificar estes pontos, também pode passar o seu conteúdo pelo relatório anti-spam do E-goi, que não só cria automaticamente a versão em texto simples, como analisa todo o conteúdo e dá uma pontuação e dicas para melhorar o resultado.

5) Certifique os seus remetentes e servidores de e-mail

Uma das coisas a que os ISP estão mais atentos é a reputação do servidor através do qual você envia o e-mail. Para ter uma reputação credível, é fundamental autenticar o seu servidor com as principais certificações de e-mail (SPF, SenderID, DKIM e DomainKeys). Este processo deve ser feito pelos responsáveis técnicos do seu servidor.

Se optar por usar um serviço de e-mail marketing como o E-goi, o trabalho fica bastante mais facilitado, pois não só já inclui servidores certificados como disponibiliza todos os dados necessários para que os seus responsáveis técnicos configurem o seu servidor corretamente.

Esse procedimento também faz evitar que o seu e-mail caia na pasta de spam, pois com seus principais certificados autenticados, seus e-mails são entregues com o nome do seu domínio, deixando assim, os assinantes de sua lista, cientes de que realmente é você (seu negócio) que está entregando aquele determinado conteúdo.

6) Atenção à frequência dos envios

Mesmo que as pessoas queiram receber sua newsletter, podem achar excessivo se for todos os dias e marcá-la como spam. Por outro lado, se faz envios menos regulares (ex. mensalmente), elas podem já se ter esquecido de si e considerar que é spam.

Tem conteúdos diários? Dê às pessoas a possibilidade de o receberem com menos frequência. Envia-a esporadicamente? Inclua sempre uma referência relembrando à pessoa o motivo pelo qual está a receber o e-mail e a data em que se inscreveu na sua lista (o E-goi pode inserir automaticamente, quer a opção da frequência de envios, quer o motivo e data da inscrição).

7) No próprio e-mail, peça às pessoas para adicionar o seu remetente à lista de endereços seguros

Mesmo seguindo todas as dicas acima, há sempre a possibilidade de alguns filtros demasiado agressivos colocarem seu e-mail no spam. Para tentar tornear este problema, insira sempre uma frase bem visível no e-mail pedindo às pessoas para adicionarem o seu remetente à lista de endereços seguros.

Desta forma, mesmo que elas vejam que seu e-mail foi incorretamente para o spam, tem logo uma forma fácil de prevenir que isso volte a acontecer.

Essas dicas fazem evitar que seu e-mail caia na pasta de spam. Existe algumas delas que eu mesma não usava no meu e-mail marketing, depois que passei a usar, consegui evitar que os e-mails caiam na pasta de spam.

Se você também quer evitar que seu e-mail caia na pasta de spam, siga essas dicas, que por sinal, são muito simples e verá um grande retorno no seu negócio.

Veja também esse conteúdo: Como Integrar O E-Goi Com O ConversionWP Premium – Tutorial

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Um forte abraço.

Até a próxima  😎 

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Magali Duarte

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12 Comentários

  1. Parabéns Magali. Excelente artigo com dicas valiosas! Muito sucesso a você, pois você merece.

    • Obrigada Mafalda! Tem muitas dessas dicas que eu ainda não usava, e depois que apliquei, melhorou e muito meu negócio! Sucesso prá vc também!Bjos

    • I am very happy that my blog is being seen in other countries .
      I thank you for the visit and to know that my content is helping many people. Hugs and Success !

    • Obrigada Aparecida.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada pela visita.
      Sucesso

  2. Olá Magali, suas dicas são sempre ótimas e seu blog esta muito bonito, Parabéns

    • Oi Adriano. Poxa, fico muito feliz que esteja ajudando com minhas dicas. Muito obrigada de verdade. Sucesso prá vc! Abraço.

  3. Muito bom seu artigo Magali, eu to começando a lidar com e-mail marketing e ainda não sabia de algumas coisas que você citou. Achei interessante que vc citou bastante a E-goi, vou dar uma olhada nesse serviço. Obrigado!

    • Obrigada pela visita e comentário Marcos. O E-goi é um excelente autoresponder e no plano gratuito ele comporta até 5001 contatos, então dá prá usar o plano gratuito por um bom tempo. Abraço

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