Links Dofollow E Nofollow – O Que São? Qual A Importância E Como Usá-los?

Você trabalha com Marketing Digital e já criou seu blog? Então é hora de saber o significado dessas duas tags DOFOLLOW e NOFOLLOW que são bastante utilizadas na aplicação do Seo, são usadas para ajudar na otimização do seu site.

Mas como assim? Me acompanhe até o final desse artigo para entender a importância e como deve usá-las.

Primeiro gostaria de dizer que quando comecei nesse ramo, achei que bastaria montar o blog e automaticamente ele apareceria nos resultados de busca. Quanta inocência rsrsr.

Agora que comecei a estudar sobre Seo, estou descobrindo muitos detalhes importantes na otimização de um site, por isso, se você criou seu blog, é fundamental buscar conhecimento sobre Seo.

De nada adianta ter um blog se ele não aparece nos resultados de busca, não é mesmo? Mas fique tranqüilo, pois tudo o que for aprendendo, com certeza compartilharei aqui no Viver Mais Tranquila.

 Dofollow E Nofollow – Qual A Importância? Como Usá-los?

Dofollow E Nofollow

O Que São Links Dofollow e Nofollow?

Primeiramente vamos entender a diferença entre eles:

Dofollow – Significa que um site é confiável, que pode ser seguido pelo Google. Os blogs ou sites que possuem links Dofollow são facilmente indexados pelos motores de busca do Google.

Nofollow – É quando o site ou blog diz para os motores de busca não ler aquela determinada URL.

A tag Nofollow foi criada em 2005 e a princípio o Google criou essa tag para evitar spams, devido a existência de muitos links não confiáveis e assim facilitar na otimização apenas de sites seguros.

Os links são usados pelos buscadores com propósito de indexar um site ou uma página, então é importante manter seus links de forma organizada afim de que sejam vistos pelo Google ou outros motores de busca.

Dofollow E Nofollow

Como Saber Se O Link É Dofollow ou Nofollow?

Como já disse, o link Dofollow é quando queremos que o Google siga aquele determinado link, para quem queremos passar autoridade.

Para que o link seja dofollow, não é preciso fazer nada, basta adicioná-lo no seu conteúdo, sem a necessidade de adicionar um atributo no mesmo.

Já o link Nofollow é quando queremos que o Google NÃO siga aquele determinado link, pois não queremos passar autoridade.

Para que o link se transforme em nofollow, precisamos aplicar o atributo rel=”Nofollow” no mesmo. Você pode colocar esse atributo manualmente, editando os links no conteúdo do seu blog, na aba texto.

Mas se você é como eu, que não entende muito como editar esse links, existe um plugin que fará esse processo, sem a necessidade da edição no seu conteúdo.

Abaixo vou deixar um vídeo tutorial, onde mostro qual é o plugin e de que forma poderá usá-lo.

Quando Usar Os Links Dofollow e Nofollow?

Para o uso do link Dofollow, não precisa fazer nada, basta adicionar o link ao seu conteúdo e ele pode ser usado especificamente para links internos, ou seja, onde você indica outro conteúdo do seu blog.

Pode ser usado também em sites confiáveis, em que queira passar autoridade.

Para o uso do link Nofollow, terá que adicionar o atributo no link. A recomendação desse atributo se aplica em casos de otimização para os mecanismos de busca (SEO), em que se deve tomar cuidado quando:

O site não é um fonte confiável – Se você precisa indicar um link para complementar algum conteúdo do blog, mas você não tem certeza se a fonte é confiável .

O link foi patrocinado – Quando alguma empresa comparar conteúdo em seu blog e for necessário indicar um link, é de extrema importância que o link seja do tipo “nofollow”, pois a Google proíbe terminantemente a venda de links.

É o link de um programa afiliado – Essa mesma regra vale para links de programa afiliados e qualquer indicação que você fizer para monetizar seu blog.

Isso também deve ser aplicado para banners de anúncios comprados por terceiros ou qualquer outro tipo de propaganda que você fizer em seu Blog que não seja natural.

Por fim, use o “nofollow” apenas nesses casos específicos.

Para todos os outros links que você indicar em seu Blog, especialmente para os links que apontam para conteúdo interno do seu próprio conteúdo, deixem sem esse atributo.

Dofollow E Nofollow

Por  falta de conhecimento, não aplicava esse atributo nos meus links de afiliados. Só abri meus olhos para esse detalhe, quando comecei a estudar o Curso Mini Site Ninja.

O curso é focado na criação de mini sites, mas foi com ele que aprendi e comecei a aplicar técnicas de  Seo no meu blog (uso correto dos links dofollow e nofollow, criação de backlinks e pbns).

Sem usar essas estratégias, você não consegue rankear seu site nos mecanismos de busca do Google. Se quiser conhecer o curso é só clicar aqui.

Finalizando

É importante o uso correto dessas tags Dofollow e Nofollow, para que o Google não penalize seu site ou blog.

Use o nofollow em comentários, em artigos pagos, em links de afiliados, em sites não confiáveis, em assinaturas de fóruns. Enfim, no conteúdo que você não quer que seja indexado.

Em conteúdos que apontem diretamente para seu site ou blog e sites confiáveis, poderá fazer o uso do dofollow.

Escrevi esse artigo procurando usar palavras para que você possa entender a importância dos links dofollow e nofollow e para que possa aplicar no seu site ou blog.

Te convido a ler esse outro conteúdo aqui do blog, onde dou algumas dicas sobre Seo.

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Forte abraço

Até a próxima  😎 

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Magali Duarte

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6 Comentários

  1. Muito bom Magali. Sempre trazendo assuntos relevantes aos empreendedores digitais. Muito obrigada e um grande abraço.

  2. Olá Magali!
    Ficou muito bom seu blog. Essa nova repaginada esta dez, parabéns!
    Sempre acompanho seus conteúdos. Você esta se superando cada vez mais.
    Abraço.

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